terça-feira, 19 de abril de 2011

Sexta-feira Santa - Sexta-feira da Paixão

Nesta sexta-feira, 22 de março, Sexta feira da Paixão, membros do grupo Unidos pela Fé, seguirá em caminhada e sacrífico à capela da Santa Rita de Cássia, localizada às margens da BR 050. A saída está marcada para às 4h30 da madrugada de sexta-feira, da residência da Renata Lopes, à rua Padre Salvador Godoi, 299, bairro Ouro Negro, em frente à igreja São Camilo. Esperamos por você!!

19º Encontro: Uma reflexão para a Páscoa

Neste encontro preparado por Janaína Arantes e Rildo José, fizeram nos refletir sobre o sentindo da Páscoa. Em oração, com a alma recolhida e comovida, percorremos nesta noite o caminho da Cruz. Com Jesus, fomos até o Calvário e meditamos sobre seu sofrimento, descobrindo o quão profundo é o amor que Ele teve e tem por nós. Mas, neste momento, não queremos nos limitar a uma compaixão que resida apenas em nossos débeis sentimentos; queremos, acima de tudo, sentir-nos participantes do sofrimento de Jesus, desejamos acompanhar o nosso Mestre partilhando a sua Paixão na nossa vida, na vida da Igreja, para a vida do mundo, pois sabemos que somente através da Cruz do Senhor, no amor sem limites, que doa tudo de si próprio, está a fonte da graça, da libertação, da paz, da salvação. 
No silêncio da noite, no silêncio que envolve o Sábado Santo, tocados pelo amor sem limites de Deus, vivemos na expectativa da aurora do terceiro dia, a aurora da vitória do Amor de Deus, a aurora da luz que permite aos olhos do coração ver de uma nova maneira a vida, as dificuldades, o sofrimento. As nossas falhas, nossas desilusões, nossas amarguras, que parecem marcar o colapso de tudo, são iluminadas pela esperança. O ato de amor da cruz é confirmado pelo Pai e a luz radiante da ressurreição envolve e transforma tudo: da traição pode nascer a amizade; da negação, o perdão; do ódio, o amor.

Dá-nos a graça, Senhor, de levar com amor a nossa Cruz, as nossas cruzes diárias, na certeza de que são iluminadas pelo resplendor da tua Páscoa. Amém.

18º Encontro: Fraternidade e Vida no planeta

Na nossa 18ª reunião que foi realizada por Marcelo, foi abordado o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, onde, após a leitura do evangelho de Gen1, 1-10, que nos conta sobre como Deus criou o nosso mundo, aproveitamos a campanha da fraternidade para refletirmos sobre nossas ações com o meio ambiente em que vivemos, identificarmos se estamos sendo coniventes, colaborando com a destruição dessa  nossa casa e o que podemos mudar em nossas ações para usar de forma racional e consciente todos esses recursos que por hora dispomos. É hora de mudar e devemos começar essa mudança em nossas vidas, no nosso meio, em casa no trabalho, enfim, para que possamos ter um mundo melhor.

domingo, 3 de abril de 2011

17º Encontro: Amais-vos uns aos outros, como eu vos amo

 No último encontro do grupo, Alice Pereira preparou a reunião com o Tema: AMOR! O amor de Deus por nós e o nosso amor para com o próximo.  No evangelho de Marcos 12,28b-34, ressalta justamente o amor de Deus por nós. “ Amai-vos uns aos outros, como eu os amo. Ninguém tem maior do que aquele que dá a sua vida por seus amigo”

"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!"
Os doutores da Lei adicionaram aos Dez Mandamentos, cerca de 600 outros os quais lhes garantiam privilégios que os enriqueciam cada vez mais.
Jesus resume os Dez Mandamentos e todos os preceitos, em apenas dois mandamentos.  Amar a Deus e ao próximo.
Amar a Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, significa amar de verdade, com muita fé, sinceridade e dedicação.
Amar a Deus de todo o nosso entendimento, é agir de acordo com o que sabemos, a respeito da palavra de Deus explicada por Jesus Cristo. Exemplo. Se eu aprendi que é pecado maltratar o meu irmão, então em não vou fazer isto, pois estou sabendo que é pecado. Por outro lado imaginemos que alguém não soubesse que é pecado cobiçar a riqueza do próximo. Ele fez isso, então sua falta seria atenuada.    
Amar a Deus com toda a tua força significa que o jovem ou adulto em pleno vigor físico e mental, tem muito mais condições de servir a Deus do que um idoso, gasto pelo tempo. Então, enquanto é tempo, enquanto temos forças e estamos lúcidos, façamos tudo o que pudermos pela causa do Reino, e pelo próximo.
Amar o próximo como a ti mesmo, isso foi explicado pelo próprio Jesus em outra oportunidade. É fazer ou desejar ao próximo exatamente o que desejamos e fazemos para nós mesmos.   
Jesus no Evangelho de hoje deixa bem claro o que em outra fala disse: "Quero caridade e não sacrifício." Hoje Jesus afirma que "amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios".

Texto: www.reflexoesbíblicas.com.br