quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Com qual atitude devemos olhar para o ano novo?

A chegada de um novo ano reacende esperanças, sonhos, alegrias, expectativas, mas, como tudo o que é novo, provoca medo e insegurança. Na mensagem para a Jornada Mundial da Paz do próximo ano, o Papa Bento XVI aconselha os cristãos a aguardarem 2012 com muita fé e confiança. Um desafio a ser encarado, principalmente pela juventude.

Na mensagem intitulada “Educar os jovens na justiça e na paz”, o Santo Padre reconhece que, em 2011, “houve um aumento no sentimento de frustração devido à crise que atingiu a economia e o trabalho”. O Pontífice destaca ainda que “uma escuridão parece ter coberto este tempo e não nos permite ver com clareza a luz do dia”. Diante de tais ameaças, é preciso mostrar ao jovem que a nossa esperança deve estar alicerçada em Deus.

Em meio a tanta falta de esperança, a força própria do jovem é que deve estar no centro das atenções. É preciso despertar nos jovens “o apreço pelo valor positivo da vida e suscitar neles o desejo de gastar-se pelo Bem”, afirma Bento XVI. E para isso é preciso escutar e valorizar a juventude. 

Acreditando no potencial da juventude, o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, iniciou, na década de 60, um intenso trabalho de formação dos jovens cristãos. Neste mês de dezembro, o sacerdote completa 75 anos de idade e sua missão alcançou todo o Brasil e se expandiu por outros países.

Na 45ª mensagem da Jornada Mundial da Paz, o Papa reitera que a Igreja “olha os jovens com esperança, tem confiança neles e os encoraja a buscar a verdade, a defender o bem comum, a ter perspectivas abertas para o mundo e olhos capazes de ver 'coisas novas'”.

Apesar dos grandes sonhos e força de vontade, o jovem se vê tentado a desanimar diante dos obstáculos que encontra. Para superá-los, o Santo Padre os orienta a não se deixarem iludir com ideologias e a estarem firmes em Deus. Ele, sim, é garantia da liberdade e de tudo o que é verdadeiramente bom, verdadeiro e justo e, ao mesmo tempo, amor eterno.

“Não tenham medo de se comprometer, enfrentar o cansaço e o sacrifício, de escolher os caminhos que exigem fidelidade e constância, humildade e dedicação. Vivam com confiança a juventude e os profundos desejos de felicidade, verdade, beleza e amor verdadeiro. Vivam intensamente esta estação da vida tão rica e plena de entusiasmo”. Essas palavras do Santo Padre são as mesmas personificadas por padre Jonas, como carinhosamente o chamamos. Por meio das pregações, do abraço e do olhar, o sacerdote sempre transmite e anima a todos com seu tão conhecido: “Aguenta firme, meu filho!”

Rodrigo Luiz
Missionário da Comunidade Canção Nova

Unidos pela Fé brindam a chegada de 2012!


Depois de uma profunda reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal, dissertado por Pe.Ângelo Pereira, houve a revelação do amigo oculto, parabéns para o aniversariante Saulo Favarini, o Grupo Unidos pela Fé na última reunião de 2011, rezou, agradeceu e brindou ao Ano Novo que se aproxima. 

Viva e um abençoado 2012!!! 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A Deus o nosso obrigado!!!!

Unidos pela Fé em 2011



 



Natal das Crianças, um gesto concrento

Um gesto concreto em prol do próximo, foi essa a iniciativa que os jovens do Cursilho do Setor de Formiga, através do Grupo Unidos pela Fé, realizaram na tarde do dia 25 de dezembro,dia de Natal, a distribuição de diversos brinquedos para as crianças do bairro Alto da Praia.

Durante os meses de novembro e dezembro o grupo batalhou através da  Campanha de Natal: "Faça uma Criança Feliz", onde receberam muitas doações de brinquedos.

Para as integrantes Renata Lopes e Alice Pereira, o momento foi especial e para elas a inciativa deve ser repetida nos próximos natais.

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

Mateus 25:34-36



Natal: Tempo de Esperança!

Na época em que Jesus era apenas um bebê o rei Herodes o procurou para matá-lo. Se isso tivesse acontecido, este rei teria matado a esperança. Este fato não aconteceu porque o menino Jesus foi protegido por seus pais: José e Maria. Eu sinto que é por isso que cada coração é convidado a encher-se de esperança; a proteger-se de esperança.

O cristão precisa viver acreditando que a esperança não morre, pois Jesus vive! Atualmente outros reinados estão aí para matar o verdadeiro sentido do Natal, que é o nascimento de Jesus.

As trocas de presentes, as comidas e bebidas são importantes porque fazem bem, são momentos especiais com quem a gente ama, entretanto com presente ou sem, com ceia ou não, o que vale é a família celebrar a alegria de estar junto, pois o Natal acontece na vida de todos; independente da situação econômica ou classe social.

Em um mundo onde querem matar a fé cristã na raiz, retirando a alegria e a esperança de um “Feliz Natal”, fazendo dele uma data comercial, são os laços de sangue que nos unem nos tornando fortes e protegidos contra todos os ataques do mundo moderno ao coração.
É preciso lembrar que o Natal aconteceu, em uma simples gruta em Belém, foi de lá que a esperança veio ao mundo e essa esperança não acaba, não morre, é eterna!

Deus protege as nossas famílias, José e Maria protegem os nossos filhos, isso é um lindo desafio que precisa ser vivenciado por todas as famílias durante o Natal.
Confiantes e protegidos continuemos levando a esperança permanente aos corações materializados. Não precisamos de luxo, necessitamos de acolhida, carinho, amor, humildade, disponibilidade, perdão, reconciliação, atenção, tudo isso desinteressadamente.

Natal em Família: Dinâmica com os frutos do Espírito Santo
Algo interessante a ser feito neste Natal é a revisão da vida familiar. Que tal fazermos uma dinâmica em família com os frutos do Espírito Santo?

Coloque numa caixinha os frutos: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5,22-23); e cada pessoa retira o fruto para ser vivenciado ao longo do ano, que se tornará hábito em nossas vidas e consequentemente será um beneficio para toda a família.

Dar e receber presentes é bom, mas não nos completam na totalidade, “passam, se quebram, se perdem”; e o propósito de viver estes frutos marca o coração!

Natal é a festa da esperança, que não pode e nem deve ser compensada em bens materiais e sim naquilo que não passa!

Abrigue-se na esperança, pois o que preenche o coração e a alma é a esperança maior que é Jesus! Acredite que cada pessoa neste mundo Tem Jeito, a começar da sua casa!

Desejamos-lhes, um santo e feliz Natal!

Fonte: Blog Tem jeito - Canção Nova