quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Com qual atitude devemos olhar para o ano novo?

A chegada de um novo ano reacende esperanças, sonhos, alegrias, expectativas, mas, como tudo o que é novo, provoca medo e insegurança. Na mensagem para a Jornada Mundial da Paz do próximo ano, o Papa Bento XVI aconselha os cristãos a aguardarem 2012 com muita fé e confiança. Um desafio a ser encarado, principalmente pela juventude.

Na mensagem intitulada “Educar os jovens na justiça e na paz”, o Santo Padre reconhece que, em 2011, “houve um aumento no sentimento de frustração devido à crise que atingiu a economia e o trabalho”. O Pontífice destaca ainda que “uma escuridão parece ter coberto este tempo e não nos permite ver com clareza a luz do dia”. Diante de tais ameaças, é preciso mostrar ao jovem que a nossa esperança deve estar alicerçada em Deus.

Em meio a tanta falta de esperança, a força própria do jovem é que deve estar no centro das atenções. É preciso despertar nos jovens “o apreço pelo valor positivo da vida e suscitar neles o desejo de gastar-se pelo Bem”, afirma Bento XVI. E para isso é preciso escutar e valorizar a juventude. 

Acreditando no potencial da juventude, o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, iniciou, na década de 60, um intenso trabalho de formação dos jovens cristãos. Neste mês de dezembro, o sacerdote completa 75 anos de idade e sua missão alcançou todo o Brasil e se expandiu por outros países.

Na 45ª mensagem da Jornada Mundial da Paz, o Papa reitera que a Igreja “olha os jovens com esperança, tem confiança neles e os encoraja a buscar a verdade, a defender o bem comum, a ter perspectivas abertas para o mundo e olhos capazes de ver 'coisas novas'”.

Apesar dos grandes sonhos e força de vontade, o jovem se vê tentado a desanimar diante dos obstáculos que encontra. Para superá-los, o Santo Padre os orienta a não se deixarem iludir com ideologias e a estarem firmes em Deus. Ele, sim, é garantia da liberdade e de tudo o que é verdadeiramente bom, verdadeiro e justo e, ao mesmo tempo, amor eterno.

“Não tenham medo de se comprometer, enfrentar o cansaço e o sacrifício, de escolher os caminhos que exigem fidelidade e constância, humildade e dedicação. Vivam com confiança a juventude e os profundos desejos de felicidade, verdade, beleza e amor verdadeiro. Vivam intensamente esta estação da vida tão rica e plena de entusiasmo”. Essas palavras do Santo Padre são as mesmas personificadas por padre Jonas, como carinhosamente o chamamos. Por meio das pregações, do abraço e do olhar, o sacerdote sempre transmite e anima a todos com seu tão conhecido: “Aguenta firme, meu filho!”

Rodrigo Luiz
Missionário da Comunidade Canção Nova

Unidos pela Fé brindam a chegada de 2012!


Depois de uma profunda reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal, dissertado por Pe.Ângelo Pereira, houve a revelação do amigo oculto, parabéns para o aniversariante Saulo Favarini, o Grupo Unidos pela Fé na última reunião de 2011, rezou, agradeceu e brindou ao Ano Novo que se aproxima. 

Viva e um abençoado 2012!!! 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A Deus o nosso obrigado!!!!

Unidos pela Fé em 2011



 



Natal das Crianças, um gesto concrento

Um gesto concreto em prol do próximo, foi essa a iniciativa que os jovens do Cursilho do Setor de Formiga, através do Grupo Unidos pela Fé, realizaram na tarde do dia 25 de dezembro,dia de Natal, a distribuição de diversos brinquedos para as crianças do bairro Alto da Praia.

Durante os meses de novembro e dezembro o grupo batalhou através da  Campanha de Natal: "Faça uma Criança Feliz", onde receberam muitas doações de brinquedos.

Para as integrantes Renata Lopes e Alice Pereira, o momento foi especial e para elas a inciativa deve ser repetida nos próximos natais.

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

Mateus 25:34-36



Natal: Tempo de Esperança!

Na época em que Jesus era apenas um bebê o rei Herodes o procurou para matá-lo. Se isso tivesse acontecido, este rei teria matado a esperança. Este fato não aconteceu porque o menino Jesus foi protegido por seus pais: José e Maria. Eu sinto que é por isso que cada coração é convidado a encher-se de esperança; a proteger-se de esperança.

O cristão precisa viver acreditando que a esperança não morre, pois Jesus vive! Atualmente outros reinados estão aí para matar o verdadeiro sentido do Natal, que é o nascimento de Jesus.

As trocas de presentes, as comidas e bebidas são importantes porque fazem bem, são momentos especiais com quem a gente ama, entretanto com presente ou sem, com ceia ou não, o que vale é a família celebrar a alegria de estar junto, pois o Natal acontece na vida de todos; independente da situação econômica ou classe social.

Em um mundo onde querem matar a fé cristã na raiz, retirando a alegria e a esperança de um “Feliz Natal”, fazendo dele uma data comercial, são os laços de sangue que nos unem nos tornando fortes e protegidos contra todos os ataques do mundo moderno ao coração.
É preciso lembrar que o Natal aconteceu, em uma simples gruta em Belém, foi de lá que a esperança veio ao mundo e essa esperança não acaba, não morre, é eterna!

Deus protege as nossas famílias, José e Maria protegem os nossos filhos, isso é um lindo desafio que precisa ser vivenciado por todas as famílias durante o Natal.
Confiantes e protegidos continuemos levando a esperança permanente aos corações materializados. Não precisamos de luxo, necessitamos de acolhida, carinho, amor, humildade, disponibilidade, perdão, reconciliação, atenção, tudo isso desinteressadamente.

Natal em Família: Dinâmica com os frutos do Espírito Santo
Algo interessante a ser feito neste Natal é a revisão da vida familiar. Que tal fazermos uma dinâmica em família com os frutos do Espírito Santo?

Coloque numa caixinha os frutos: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5,22-23); e cada pessoa retira o fruto para ser vivenciado ao longo do ano, que se tornará hábito em nossas vidas e consequentemente será um beneficio para toda a família.

Dar e receber presentes é bom, mas não nos completam na totalidade, “passam, se quebram, se perdem”; e o propósito de viver estes frutos marca o coração!

Natal é a festa da esperança, que não pode e nem deve ser compensada em bens materiais e sim naquilo que não passa!

Abrigue-se na esperança, pois o que preenche o coração e a alma é a esperança maior que é Jesus! Acredite que cada pessoa neste mundo Tem Jeito, a começar da sua casa!

Desejamos-lhes, um santo e feliz Natal!

Fonte: Blog Tem jeito - Canção Nova

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Para refletir: Namoro à distância. Será que dá certo?


Confira o "Tem jeito" apresentado durante o Repórter Canção Nova deste domingo, 30. A nova apresentadora do programa, Roselaine Iria, fala sobre namoro à distância.

Roselaine responde à carta de uma jovem que namora à distância há dois anos e pergunta se o casamento seria uma alternativa para resolver essa questão. Um fator que preocupa é que apesar do longo tempo de namoro, o casal costuma ter brigas frequentes nos poucos dias que conseguem estar próximos.

A apresentadora conversa com especialistas e ouve experiências para mostrar que Tem Jeito.





http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=284133

Fonte: Roselaine Iria
Repórter Canção Nova

Vem aí a Ultreia Diocesana! Não percam!!!

Vídeo do Grupo: 1 ano de história!!!

domingo, 30 de outubro de 2011

34º encontro: 1 ano de grupo UNIDOS pela FÉ

No dia 25 de outubro de 2011, o nosso  Grupo de Cursilho Unidos pela Fé comemorou seu primeiro ano de aniversário, mesmo com muitas dificuldades e provações, mais com o principal, demos os primeiros passos fazendo um pouco de cada vez mais com muito amor, procurando sempre levar a palavra de Deus e acolhendo aos que mais precisam nos fortalecendo pelos dons do Espírito Santo para servir a igreja. Até aqui foram 33 reuniões (idade de Cristo), partilhas, orações, confraternizações sempre abençoadas e com a interseção de nossa padroeira Santa Terezinha do Menino Jesus que está sempre a frente desse grupo intercedendo por nós ao pai. Queremos agradecer por nos fazermos parte da sua obra, e que nós membros do grupo continuemos sempre fortes e perseverantes na fé. Pai, abençoe esse grupo que tanto te adora para que possamos ser dignos de suas promessas, obrigado Senhor, obrigado Mãezinha, obrigado por tantas graças alcançadas, por almas restauradas no poder do teu Espírito, é que esse ano seja o primeiro de vários outros que teremos

Para refletir: Notar a beleza da vida

33º encontro: Porque meu jugo é suave e meu peso é leve."

O nosso 33º encontro, foi organizado por Talita Meneses, que nos trouxe uma partilha muito interessante para ser refletida perto do aninversário de 1 ano de grupo.
        O significado destas palavras é o seguinte: O cristão não está livre de ter problemas. Ele terá que enfrentar no seu dia-a-dia, todas as dificuldades que enfrentam os não-cristãos, porém, com uma grande diferença. O cristão, por estar na amizade com Deus, resolve seus problemas com maior facilidade.
        Desta forma, os fardos que temos de carregar no trabalho, na família, por causa da vizinhança, em fim, todos aqueles aborrecimentos que não podemos modificar ou afastar do nosso caminho, terão o seu peso amenizado pela graça de Deus. 
        Certa vez um vendedor me disse. Eu visito várias lojas diariamente carregando esta pasta de mostruários. Engraçado. O dia que em tiro bastante pedidos, o dia que eu vendo bastante, esta pasta fica tão leve que já cheguei a jogá-la para cima como se fosse uma bola, e a pequei de novo. Estava comemorando um recorde de vendas em uma só manhã. Porém o dia que eu não vendo nada, lá pelas 16:00h, esta mesma pasta fica tão pesada, que tenho de me sentar.  E o meu lugar preferido de fazer isso é dentro da igreja. Eu entro lá pelas 17:30h e me sento. No início eu não digo nada. Não me aparece nenhuma palavra na mente. Depois, fico de joelhos e rezo pra valer. Peço a Jesus que tenha piedade de mim, pois os negócios foram mal e tenho mulher e filhos para sustentar...
        Perguntei a ele. E nos dias em que você vende bastante entra também na igreja para agradecer?
        Bem... é... que... tenho de ir correndo para casa para preencher os relatórios de vendas e os formulários de pedidos...
        Mas eu já te vi comemorando no bar outro dia. Lembra?
        Realmente. Falha nossa!
Prezado irmão. O seu fardo lhe parece mais pesado hoje? Peça a Deus em nome de Jesus que reduza o seu peso, ou que o livre  desse sofrimento. Pois foi Ele quem prometeu: "Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.
        Porém, no dia em tudo correu maravilhosamente bem, no dia em que você recebeu aquela graça especial, não se esqueça de agradecer com a mesma força em que você sempre reza pedindo as coisas a Deus.  Somos ingratos. Vivemos pedindo, e geralmente nos esquecemos de agradecer, ou agradecemos muito pouco. Se Deus não fosse infinitamente bom, nós estaríamos perdidos por causa do nosso egoísmo e da nossa preguiça de  agradecer por tudo que somos e que temos.
        Obrigado meu Deus: Porque eu estou com saúde, porque eu enxergo, porque não passo fome, porque estou empregado, porque não fui assaltado, porque estou vivendo em paz, etc. Obrigado. Obrigado por tudo. Amém.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

12 de Outubro: Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Com muita alegria nós, brasileiros, lembramos e celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e das famílias brasileiras: Nossa Senhora da Conceição Aparecida.


A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).


Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.


A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.


Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).


No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.


O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.


Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.


Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o "maior Santuário Mariano do mundo".


Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

Para refletir: Falta acabamento



Dizem que os convertidos se tornam “moralistas”. Normalmente porque hoje, pelejam para não cometerem as mesmas iniqüidades e erros do passado. Por quererem resgatar, ou abrir os olhos de alguns amigos e irmãos dizendo: “Não pense assim”, ou “não faça isso” ou “volte-se para Deus”. Acontece que a cegueira da iniqüidade não deixa o povo de Deus se endireitar rumo a “Estrela do Oriente” e seguir o rumo. Ainda faz pior, faz o papel do Maligno, dizendo: “Quem é você pra dizer isso? Você já fez isso e isso, e era pior que eu. Quem é você pra julgar? Ainda mais sendo você que é assim”; mostrando o passado, os seus erros e suas derrotas. Firmando mais uma vez que, mesmo você se arrependendo e buscando ser melhor, você nunca deixará de ser aquela “merda” que você era.

Não obstante, lembre a eles e elas, que na verdade não somos “a estrela”, somos apenas uma placa. Às vezes virada por mãos maliciosas, às vezes por ventos impetuosos, às vezes quebradas por vândalos, sujas das poeiras das estradas da vida e digo ainda; “feliz daquela que mesmo assim fica em pé apontando para o alto do Calvário”.
Pediria ao povo de Deus que não julgasse a Igreja, que é o próprio Cristo Jesus. Nossa Igreja Católica é mais que padres inconseqüentes ou de discursos avessos. A Igreja é mais do que católicos que se acham os donos das igrejas. É mais do que católicos que nos medem dos pés à cabeça quando entramos na igreja. É mais do que as católicas que vivem fofocando sobre quem entrou na fila da Sagrada Eucaristia.

Peço povo de Deus perdão por todos eles. Não critiquem nossa Igreja Católica, porque quem é a nossa pedra fundamental é o próprio Cristo. Ele é a rocha, é Ele que é três vezes Santo e sem pecado e não nós seres pecadores e imperfeitos. Nossa igreja é simplesmente feita por nós, humanos, que falamos demais, ouvimos de menos que não multiplicamos o amor e paz do Cristo e não dividimos melhor caridade e os dons que temos.
Peço a compreensão e o carinho para aqueles que como uma placa, tentam apontar um caminho que lhes trarão um facho de luz para suas vidas. Não os julguem mostrando-lhes o passado, os fazendo acreditar que são aquilo e que nunca mudarão. Não somos convertidos integralmente ! Estamos a caminho. Peço desculpas por todos nós, pelo que somos hoje. Pedimos desculpas porque o nosso Deus que é verdadeiro e fiel, ainda não nos acabou completamente.

Jatanael Alves
Movimento de Cursilho de Cristandade
MCC - Luz/MG

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Para refletir: Confiança é tudo!



Sabe qual é o alicerce do nosso amor?
A confiança!
Mais do que um sentimento a confiança é uma atitude que precisa embuir toda a nossa pessoa, não basta dizer  “eu confio em você” e viver como um  “detetive” medindo todos os passos de quem você ama… Como também  viver fazendo de conta que tá tudo bem e por dentro se consumir em pensamentos de desconfiança, alimentando sua imaginação com o que não é realidade…
Confiar é sentir-se seguro!
Quando a mulher diz eu te amo, ela esta dizendo: eu confio em você! Para os homens a confiança esta intimamente ligada ao companheirismo e cumplicidade. Entender essa maneira diferente de expressar  a confiança é sem dúvida essencial no relacionamento.
Temos aprendido juntos que confiança se contrói com muito diálogo e  transparência , enfrentando as fragilidades e não tendo  segredos  entre nós.
Olhe para suas inseguranças de frente e permita que a luz de Deus ilumine sua vida, seu relacionamento e depois uma boa conversa fará toda a diferença.

Fonte: Blog Namoro Cristão - Canção Nova

Aos novos jovens Cursilhistas recebemos com toda alegria!!

Sejam bem vindos todos os novos jovens Cursilhistas do Setor Formiga e da Diocese de Luz, que DEUS possa permanecer eterno em cada coração, que o 4º dia possa ser vivenciado em todos os momentos e que o comprimisso Cristão de cada um possa renascer todos os dias!!

Abraços DECOLORES!!!

Carinhosamente,

Amigos Unidos pela FÉ!!!!!

domingo, 4 de setembro de 2011

32º Encontro: o Terço e como surgiu a oração do Santo Rosário

No 32º Encontro, organizado por Renata Lopes, teve como tema o santo Rosário e o Terço, inclusive foi rezado um terço na intenção dos novos NEOS Cursilhistas que serão os mais novos membros do MCC Setor Formiga. Mas, saiba mais sobre o tema: O TERÇO!!!

A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como Saltério dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.
No ano 1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.
A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas'. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada vez que rezam uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.
O Santo Rosário é considerado a oração perfeita porque junto com ele está a majestosa história de nossa salvação. Com o rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor e de glória de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. É uma oração que podemos fazer com ela, a Mãe de Deus. Com o Ave Maria a convidamos a rezar por nós. A Virgem sempre nos dá o que pedimos. Ela une sua oração à nossa. Portanto, esta é mais poderosa, porque Maria recebe o que ela pede, Jesus nunca diz não ao que sua mãe lhe pede. Em cada uma de suas aparições, nos convida a rezar o Rosário como uma arma poderosa contra o maligno, para nos trazer a verdadeira paz.
O Rosário é composto de dois elementos: oração mental e oração verbal.
No Santo Rosário a oração mental é a meditação sobre os principais mistérios ou episódios da vida, morte e glória de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe.
A oração verbal consiste em recitar quinze dezenas (Rosário completo) ou cinco dezenas do Ave Maria, cada dezena iniciada por um Pai Nosso, enquanto meditamos sobre os mistério do Rosário.
A Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma atual em 1214 de uma forma milagrosa: quando a Virgem apareceu a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Caminhada da Fé


No dia 21 de agosto, foi realizada a I Caminhada de Alavancas Cursilhistas de Formiga. O local de partida foi da praça da matriz SVF rumo à Capela de Santa Rita, muita oração, música e espiritualidade em prol dos novos neos cursilhistas Jovens que será realizado nos dias 15 a 18 de setembro (masculino) e 22 a 25 de setembro(feminino). Valeuuuuu demais!!!


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Para refletir: Fatos da vida e do coração


João e Maria se conheceram na juventude. Tudo começou num Domingo de sol no campo de futebol. João era um excelente lateral e Maria, com suas irmãs, ficam entusiasmadas durante o jogo.

Troca de olhares até que um dia João chamou Maria para namorar. O namoro durou dois anos. Os dois desejavam casar, mas João não queria saber da igreja. Maria sempre sonhou em casar na igreja. Mas João pensava:”Casar pra que?A gente vive tão bem. Meu Deus do céu pra casar é preciso fazer festa, chamar um Padre, convidar os amigos, comprar roupa nova além de ter muita paciência para arrumar todos os papéis. Vamos juntar os “trapos” que é melhor. E se não der certo...a gente separa”.

Decidiram morar juntos sem “alarde”. Mas o sonho de Maria continuava ali...O tempo passou e vieram os filhos. João Pedro, Ana Carolina e Marcelo. E agora, estão crescidos e sem batizar. Pra batizar o que fazer? Foi a maior dificuldade, mas conseguiram. Com a participação dos filhos na catequese João e Maria se sentiram motivados a participar da comunidade a fim de “dar exemplo” pros filhos. Mas sempre se sentiam envergonhados por não participarem da comunhão e de algum trabalho na Comunidade. 

E os filhos sempre perguntavam...Por que vocês não se casaram? Um dia o Sr. José, coordenador da comunidade, começou a conversar com João a respeito de sua vida pessoal e descobriu que eles não eram casados e que não havia nenhum impedimento para que eles casassem. Porém,. Agora, depois de 15 anos juntos, João dizia ter vergonha de casar e que era melhor deixar como está. Depois de muita conversa na comunidade e com Maria, João resolveu participar de um grupo de reflexão durante a semana da família. Ali, com a ajuda da comunidade descobriu a importância do Sacramento. 

Agora ele estava convencido que estar amasiado é como estar diante de um rio sem poder se banhar e que o Matrimônio é como que um banho no amor de Deus que nos torna sinais do seu amor.

O Matrimônio é uma união não a partir de si, mas do projeto de Deus. E foi aquela festa, no dia de São José, João e Maria celebraram o seu casamento.