segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Uma Alma nova!


EM 2011 SEJAMOS CADA VEZ MAIS UNIDOS PELA FÉ!!!!!!

 “O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova.” (Gilbert Keith Chesterton)
Um ano se foi. Olhar para trás e perceber que em meio a tantas lutas houve muitas vitórias. Nas quedas houve mãos que insistiam em nos levantar. No sorriso houve a oportunidade de mudar. Na lágrima houve a experiência de se purificar.
Um ano se aproxima mas não basta o ano ser novo, é preciso querer uma “alma nova” (não falo de sermos gasparzinhos) que sabe que tem destino, que agarra oportunidades de ser melhor. Alma que entende que a manha passou mas a tarde é oferecida. Alma que entende que ser santo é possível e nem por isso é necessário deixar de ser jovem! Alma que sabe que o mundo muda quando a gente muda.
Então desejo a você neste ano novo… Uma alma nova!

Topa o desafio?

Feliz Alma nova!

Tamu Junto


Texto de: Adriano Gonçalves - Missionário da Canção Nova

domingo, 26 de dezembro de 2010

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Semelhantes à MARIA, sejamos servos do Senhor!


Bela lição nos deixa Maria na passagem do Evangelho narrada por Lucas, 1, 26 – 38 e escolhida para ser refletida no 8º encontro do Grupo Unidos pela Fé, que foi realizado na casa da Michele Leal.
Neste trecho bíblico é ressaltado a humildade e a fé de Maria que nos deixa a seguinte mensagem: somos convocados ao serviço na comunidade, o primeiro sentimento que aflora em nosso coração é o da incapacidade. Muitas vezes somos induzidos a esse sentimento pelo comodismo em disponibilizar parte de nosso tempo, pela covardia em enfrentar os obstáculos que certamente surgirão em nossa missão e pela falta de confiança no suporte prometido pelo Espírito Santo: " O Espírito virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra"
Devemos nos conscientizar que Deus nem sempre escolhe os mais capacitados, mas ter a certeza de que Ele sempre capacita os escolhidos, e a cada chamado, espera que respondamos como Maria: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua palavra".
Hoje tudo se inicia com o desejo de Deus de estar conosco, que envia um anjo para anunciar a boa notícia! E nós, qual a boa notícia que estamos esperando? Temos rezado pelo nosso anjo da guarda? Se hoje nos assustaríamos com uma visita de um anjo, imaginemos naquela época. Maria ainda estava prometida a José, pensemos no receio, na dúvida (será que é coisa da minha cabeça?), mas mesmo diante dos questionamentos ela não hesitou, ousou e exclamou: "Eis aqui a serva do Senhor faça-se em mim segundo a Tua vontade". Precisamos pedir ao Senhor a graça da ousadia e vontade em se lançar nos desígnios de Deus. Viva a Nossa Senhora, a virgem que soube ouvir e acolher os planos do Senhor.

Texto adaptado do Blog Reflexões Bíblicas


Confira as fotos do 8º Encontro: Casa da Michele http://www.flickr.com/photos/cursilhistas/sets/72157625480875517/

A Esperança Naquele que Vem

      
  Tempos estranhos esses! Quando uma grande parte da humanidade se prepara para fazer ‘memória’ do nascimento de Jesus, o mundo se defronta com a guerra, com a fome, com a miséria material e espiritual, com o desemprego, com a indiferença, com a exploração. São as mazelas da liberdade do ser humano.

         Parece que nos esquecemos a centralidade da mensagem daquele que vai nascer. Mas podemos fechar nossos olhos, nossos ouvidos e até nossos corações que Ele nascerá. Insistentemente, Ele nascerá.

         Podemos nos esconder nas compras, nos afazeres domésticos, nas conversas vazias e estéreis.  Insistentemente, Ele nascerá.

         Podemos nos deliciar com o mar. Podemos nos esconder na montanha. Insistentemente, Ele nascerá.

         Podemos nos dizer ateus. Insistentemente, Ele nascerá.

Ele nascerá por que o ser humano não vive sem Ele.

         Ele é o ar que respiramos. É o sangue que corre em nossas veias.

         Podemos não reconhecê-lo mas Ele nos conhece e nos reconhece. Esse é um mistério! Esse mistério vamos vivê-lo mais uma vez neste Natal. Seria bom que toda a desgraça produzida por alguns homens contra todos os homens tivesse um fim. Ah, seria muito bom!

         Por que não pedir a Ele exatamente isso? Por que eu não posso lutar como Ele lutou para que isso aconteça?

         Que neste Natal, Ele que vem na forma de uma criança nos ensine a simplicidade, o serviço e a intensa espiritualidade com o Pai.


                                                  Francisco Cláudio Tavares

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

MCC de Formiga presente no Twitter


Você acompanha também o Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Luz, da cidade de Formiga, presente em mais um canal de comunicação, o site de relacionamento é o  http://twitter.com/MCCdeFormiga e o orkut é o MCC de Formiga.. Então,vamos segui-los....


Qual o melhor presente a ser dado?

mensagem_luzia

 Todos nós temos vontade de presentear as pessoas, principalmente quando as amamos. É interessante observar a reação delas ao serem presenteadas: ficam felizes, mesmo quando ficam envergonhadas ou desconcertadas.
O que podemos oferecer de melhor para as pessoas é Deus; é a única coisa de que elas necessitam verdadeiramente. Façamos hoje a experiência de falar do amor de Deus Pai a todos que encontrarmos, ofertando-lhes uma palavra de ânimo e de esperança. Talvez muitos digam: “Mas eu não sei o que dizer”; é simples: Olhemos nos olhos de cada um que encontrarmos e digamos: “Deus o abençoe! Vai dar tudo certo com a graça de Deus. Deus é fiel!”. Confie no Senhor e no que o Espírito Santo inspirar em seu interior no momento.
Seguramente, dessa forma, você ajudará hoje muitas pessoas a terem a vida transformada pela força do amor de Deus, porque “Ele dirige os humildes na justiça, aos pobres Ele ensina o Seu caminho” (Sl 24, 9).
Vamos fazer essa experiência ao longo de todo este dia?
Senhor, ensina-nos a ser sinal de esperança e de bênção para os nossos irmãos.

Jesus, eu confio em Vós!

Texto: Luzia Santiago - Canção Nova

sábado, 11 de dezembro de 2010

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ordenação do Diácono Hênio dos Santos



Hênio dos Santos é natural de Formiga, da Paróquia São Vicente Férrer, será Ordenado Diácono pelas mãos do Bispo Diocesano Dom Antônio Carlos Félix.
Rezemos por ele!!!

Abraços da família Decolores e dos amigos Unidos pela Fé!!!!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Imaculada Conceição

Hoje, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, queremos lembrar a sua assunção. Sim, pois depois de assunta aos Céus, a Virgem Maria é esta que está junto do Filho, na glória do Pai, intercedendo por cada um de nós.
O Papa Pio XII, em 1950, proclama o ‘Dogma da Assunção da Santíssima Virgem Maria’, que consiste no seguinte: “Cumprido o curso de sua vida terrena, Maria foi assunta ao Céu em corpo e alma”. Para dizer que: 1º) Maria tem especial participação na ressurreição do Filho – Ela está unida à glória do Filho; 2º) Ela é a antecipação da sorte dos eleitos – primícias e exemplo da Igreja.
Segundo a Tradição da Igreja, logo após a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, João a teria levado para morar com ele, assumindo-a como mãe, numa cidade chamada Éfeso. Todavia, antes de Maria vir a morrer – entenda-se esta morte não como consequência do pecado, pois Maria não pecou, o termo “dormição” é para dizer de uma morte diferenciada, não como qualquer morte fruto de pecado; a verdade é esta: Maria morreu – João a teria trazido para Jerusalém. Maria morre e é assunta em Jerusalém; pode-se dizer que ela tenha sido velada no Monte Sião, em Jerusalém, e levada para ser sepultada ao lado do Monte das Oliveiras, túmulo este que se encontra vazio – obviamente – e que pode ser visitado e visto até hoje.
A Santíssima Virgem Maria participa da Glória do Filho e é a antecipação da sorte dos eleitos; isso significa que já existe uma criatura ressuscitada no Céu em corpo e alma: Maria. Mas tudo isso devido ao fato de Deus tê-La preparado para esta missão tão linda e particular: ser a Mãe do Filho d’Ele. Todavia, houve uma colaboração e uma correspondência da parte de Nossa Senhora. Para dizer que ela é modelo de como ser Igreja.

O filho desgarrado



 Era uma vez, uma família muito rica: pai, mãe e três filhos. O pai era dono de uma grande fazenda, tinha muitos empregados, e tinha uma grande criação de animais. A mãe vivia tomando conta do lar. E os filhos só tinham a obrigação de estudar e obedecer às ordens do pai.
        O pai era um homem muito severo e religioso. Fora de casa tentava passar uma imagem de dedicação à comunidade, mas em casa era bem diferente: marido e mulher mal se falavam, e mal falavam com os filhos. Mostrava-se caridoso na vida pública, mas tratava mal seus empregados e as pessoas que lhe procuravam pedindo ajuda.
        A mãe vivia sua vida subordinada ao chefe da família. Não interferia nem nos seus negócios, nem na sua forma de agir em casa. Passava os dias num mundo à parte, fechada em suas rezas e orações.
        Nero era um dos filhos. Era muito tímido e triste, vivia isolado. Cresceu naquele ambiente de hipocrisia e falsidade. Seu pai era um homem muito difícil, sempre exibindo sua força e poder, ao mesmo tempo em que queria mostrar sua caridade e religiosidade. Aos seus empregados, filhos e esposa, ditava normas e regras. Em suas orações, era frio, sem sentimento...
        De criança tímida, Nero passou a adolescente trancado em si mesmo. O pai, muito envolvido na religião, na ganância e no exercício do poder, não observou o desenvolvimento do seu filho, e no tamanho da sua solidão.
        Certo dia, o pai foi avisado por um de seus empregados que seu filho Nero fora preso roubando uma ovelha de um pastor, próximo ao povoado. O rico fazendeiro pegou a sua caminhonete e saiu para a cidade disposto a punir o filho ladrão e castigar os que ousaram prendê-lo.
        Chegando ao povoado, se deparou com uma cena desconsertante: uma pequena multidão havia se juntado para ver o filho do fazendeiro amarrado em praça pública. O menino estava descontrolado! Gritava e se debatia enlouquecido, desafiando a autoridade dos policiais e do próprio pai. Logo, ele percebeu que seu filho havia tentado roubar para comprar drogas. O filho o enfrentava como um doido, dizendo coisas que ele nunca esperava ouvir.
        O pai mandou apenas que os policiais desamarrassem seu filho e o deixassem em paz. Assim que se viu livre, Nero saiu correndo e desapareceu. O rico fazendeiro, cabeça baixa, voltou envergonhado para casa... E no caminho, pensou no quanto desconhecia o próprio filho, que tinha abandonado à própria sorte. Foi neste momento que viu um pastor que havia deixado todo o seu rebanho de ovelhas, para correr em busca de uma que havia se desgarrado...
        No mesmo momento, ele deu meia-volta no seu carro e já ia voltando para o povoado, para resgatar o seu filho... Mas no meio do caminho para o povoado, percebeu que não tinha coragem suficiente para trazer o seu filho de volta... Parou o carro, e voltou sozinho para casa, com o eterno arrependimento pelo que poderia ter feito, mas não fez...

        Ficou triste com o final dessa estória? Então faça a sua ser diferente...

Fonte: Reflexões Bíblicas - Jailson Ferreira

7º Encontro: Sejamos ovelhas e seguiremos o Bom Pastor


Nesta nossa caminhada como cursilhistas, este foi o sétimo encontro e podemos observar que a cada reunião Deus quer nos dizer passo a passo como podemos segui-lho e ter uma vida feliz. Desde o primeiro encontro, já podemos sentir como Deus tem nos dado seus sinais. Tivemos uma bela e profunda reflexão no encontro desta terça-feira, onde no evangelho de Mateus: 18, 12 -14 - Ao proferir a parábola da ovelha perdida, Jesus diz para os seus ouvintes que um pastor ao contar o seu rebanho ainda no deserto, verificou que estava faltando uma ovelha de suas cem ovelhas . E nos perguntamos sobre essa reflexão; quantas vezes saimos do rebanho do Pai, nos desviamos, para viver outros caminhos? Quantas vezes deixamos o colo do Pai para sentirmos abraçado e  apostando nas pessoas e nas coisas do mundo? Quantas vezes fizemos sofrer aqueles que mais amamos? Quantas vezes fomos cruz na vida das pessoas? E mesmo assim o PAI nos acolhe e vai ao nosso encontro. Mas será que nós deixamos ser abraçados pelo PAI?

Jesus mostra então, que haverá grande regozijo no céu por um só pecador que se arrepende, de que para noventa e nove que não necessitem de arrependimento. Os noventa e nove já pertencem a Deus. Já fazem parte do seu gozo eterno. Mas aquela alma que está perdida e se arrepende, entregando-se a Deus, é motivo de muito gozo e alegria. Assim, como um fazendeiro se alegra ao encontrar uma ovelha que se perdeu do rebanho, Deus, o Pai Eterno, se alegra e se regozija ao encontrar um pecador perdido que se arrepende. Isto quer dizer que publicanos, pecadores e prostitutas, carecem da misericórdia e do amor de Deus.

E não se esqueça DEUS está de braços aberto a te esperar! Pense Nisso!!
.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Próximo Encontro: Ele espera por nós!!



Olá, pessoal!!

Nossa reunião, será nesta terça-feira, 07 de dezembro, às 20h00, na casa da Bernadete (Berê). Eu e Jesus esperamos por vocês!!!! Não faltem, esse encontro será apaixonanteeeeeeee!!!

Abraços decolores!!

Bernadete Seixas

domingo, 5 de dezembro de 2010

Definitivo



Definitivo, como tudo o que é simples.
Nossa dor não advém das coisas vividas,
mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos
o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções
irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado
do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter
tido junto e não tivemos,por todos os shows e livros e silêncios que
gostaríamos de ter compartilhado,
e não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas
as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um
amigo, para nadar, para namorar, para rezar.

Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os
momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas
angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.

Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.

Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo
confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam,
todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.

Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma
pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez
companhia por um tempo razoável,um tempo feliz.

Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um
verso:

Se iludindo menos e vivendo mais!!!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida
está no amor que não damos, nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do
sofrimento,perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional....

Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A beleza da amizade

 
Amigo autêntico educa pela palavra e pelo exemplo.
 
 
 
No conturbado mundo de hoje a ausência da verdadeira amizade é uma das causas de inúmeros males. É este laço sagrado que une os corações. Quirógrafo das almas nobres, é a afeição que fundamenta o lídimo amor, sendo este a própria amizade em maior intensidade.
Desde a mais remota Antiguidade o homem se interrogou sobre a essência da amizade. Filosofou sobre este aspecto da interação humana. Podemos dizer que a amizade é uma certa comunidade ou participação solidária de várias pessoas em atitudes, valores ou bens determinados. É uma disposição ativa e empenhadora da pessoa.

O valor da amizade foi revelado pela Bíblia: "O amigo fiel não tem preço" (Sl 6,15), pois "ele ama em todo o tempo" (Pv 17,17. "O amigo fiel é uma forte proteção; quem o encontrou, deparou um tesouro" (Eclo 6,14). "O amigo fiel é um bálsamo de vida e de imortalidade, e os que temem o Senhor acharão um tal amigo" (Eclo 6,16).

A função psicossocial da amizade é, assim, de rara repercussão. Ela é fator de progresso, pois o amigo autêntico aperfeiçoa e educa pela palavra e pelo exemplo; é penhor de segurança, uma vez que o amigo leal é remédio para todas as angústias, dado que a amizade é força espiritual. Entretanto, há condições para que floresça a amizade.

Pode-se dizer que são seus ingredientes: a sinceridade, a confiança, a disponibilidade, a tolerância, a compreensão e a fidelidade. Saint-Exupéry afirmou em sua obra "O Pequeno Príncipe": "És eternamente responsável por aquilo que cativas".

Na plenitude dos tempos Jesus apresentou-se como legítimo amigo. Ele declarou: "Já não vos chamo servos, mas amigos" (Jo 15,15) e havia dito: "Ninguém dá maior prova de amor do que aquele que entrega a vida pelos amigos" (Jo 15,13). Rodeou-se de pessoas, as quais se repletaram dos eflúvios de Sua bondade. Felizes os que O conheceram, como Lázaro, Marta, Maria, Seus amigos de Betânia; os Doze Apóstolos; Nicodemos; Zaqueu; Dimas, o bom ladrão; e tantos outros. É, porém, preciso levar a amizade a sério.

A Bíblia assegura que "O amigo fiel é medicina da vida e da imortalidade" (Eclo 6,16). Disse, porém, Santo Agostinho: "A suspeita é o veneno da amizade". Bem pensou, porque a amizade finda onde a desconfiança começa. O amigo é luz que guia, é âncora em mar revolto, é arrimo a toda hora. Esparge raios de sol de alegria, derramando torrentes de clarões divinos. Dulcifica o pesar. Tudo isso merece ser pensado e repensado. É essencial, todavia, meditar também sobre o ensinamento bíblico: "Quem teme a Deus terá bons amigos, porque estes serão semelhantes a Ele" (Eclo 6,17).

Texto: Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho*
*Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos 
Fonte: www.cancaonova.com

6º Encontro: E você sabe o que quer? Seja pérola !

No sexto encontro do grupo " Unidos pela Fé", fomos recebidos com carinho e dinamismo por nossa colega Adriane, que preparou uma reflexão sobre a " Parábola da Pérola". O momento compartilhado por todos fez nos enxergarmos como devemos superar nossas dificuldades para trilharmos o caminho do Reino do Céu. Sabemos que não é fácil, porém, recompensador para aqueles que conseguir largar tudo que está ligado na Terra para viver o caminho do Senhor. Adriane também compartilhou com o grupo a leiutra do Evangelho de Mateus (13, 45-46). O texto a baixo segue um trecho a explicação e reflexão da passagem do evangelho.


"Eu fico tentando entender por que Jesus fez essa comparação do Reino dos Céus com o comprador que procura pérolas preciosas. Imagine: uma pessoa que tem como objetivo de vida comprar pérolas preciosas!!! Podem dizer muitas coisas desse homem, mas uma coisa é certa: esse é um homem que sabe o que quer!
        Certa vez, em uma de suas pregações, o saudoso Padre Léo falou deu um cachorro que ele tinha em uma de suas comunidades. Certa vez esse cachorro estava perseguindo um gato, e esse gato subiu em uma árvore. O cachorro ficou no chão, latindo, latindo, e quando viu que não adiantava latir, ele desistiu de latir, mas não desistiu de pegar o gato! Ficou lá no chão esperando o gato descer, ou alguém ir lá buscá-lo. E lá eles passaram horas, até alguém espantá-lo e tirar o gato lá de cima.
        A historinha é outro exemplo de determinação. O cachorro sabia o que queria: pegar o gato! O comprador de pérolas sabia o que queria: uma pérola preciosa! E você: o que você realmente quer da vida e faria qualquer coisa para conseguir? Qual é a sua pérola preciosa? Será que é uma pessoa? Dinheiro? Fama? Não se preocupe, pois não vou recriminá-lo(a). Quero apenas que você reflita sobre o que você mais quer da vida, e onde está concentrando suas forças.
        Quem não sabe para onde vai, nunca vai chegar a lugar nenhum! O maior índice de suicídios acontece entre pessoas que não tem objetivo na vida. Muitos são jovens riquíssimos, que já tem tudo o que gostariam de ter... Pergunte a ele: Qual a sua pérola? E ele vai responder: "Continuar vivendo assim pra sempre... Sem precisar me esforçar." Está morto por dentro...
        Meu irmão, minha irmã, tenha sempre uma meta na vida. Não importa a sua idade, seu estado de saúde, sua condição financeira... Procure a sua pérola preciosa! Se você for assim, como um comprador que procura pérolas preciosas, o Reino dos Céus é como você... Observe que o Reino dos Céus não é a pérola preciosa, mas é como o comprador! Então viva toda a sua vida como um comprador que procura pérolas preciosas. As pérolas estão espalhadas por todos os lugares, todos os dias, em todas as pessoas com quem convivemos... mas precisamos "abrir a concha"...
 Texto: Jailson Ferreira - reflexões liturgia diária




 

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Carta aos Jovens



"Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema,
ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar,
mas que se “lascam” na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar
e que saibam namorar na pureza e castidade,
ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos,
Santos do século XXI
com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres
e as necessárias mudanças socias.
Precisamos de Santos que vivam no mundo
se santifiquem no mundo,
que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola
e comam hot dog, que usem jeans,
que sejam internautas, que escutem disK man.
Precisamos de Santos que amem a Eucaristia
e que não tenham vergonha de tomar um refri
ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema,
de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis,
abertos, normais, amigos, alegres,
companheiros.
” Precisamos de Santos que estejam no mundo;
e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo
mas que não sejam mundanos”

João Paulo II

SEJAMOS SANTOS!!!

domingo, 28 de novembro de 2010

Tempo de Esperança - O primeiro olhar do tempo do Advento

A Igreja acompanha os mistérios de Jesus Cristo durante os diversos ciclos da Liturgia. Com o primeiro domingo do Advento inicia-se um novo ano litúrgico. Não se trata de girar continuamente em torno de um eixo, mas de reencontrar a presença de Deus em etapas novas de nossa vida, nas quais a morte e a ressurreição de Cristo, o núcleo de nossa fé, iluminam a compreensão dos desafios de cada hora presente.
O primeiro olhar do tempo do Advento descortina o horizonte de sua volta do fim dos tempos. Olhamos para a definitiva manifestação do Cristo, quando vier em Sua glória, e clamamos com a Igreja “Vem, Senhor Jesus”. Verdadeiramente, o Senhor voltará e seremos julgados pelo amor, como Ele mesmo indicou no sermão escatológico do Evangelho de São Mateus. “O Senhor virá!”
Na conjugação do verbo da esperança, diremos depois que o Senhor vem. De fato, as duas semanas centrais do Advento abrirão nossos corações para a experiência da presença de Cristo em nossa história. Presente no próximo, especialmente nos mais pobres, presente na Comunidade, em sua Palavra e na Eucaristia. E Ele nos espera ainda no silêncio orante de nosso coração.
Para acompanhar-nos, a Igreja oferece dois "padrinhos" de Advento, o profeta Isaías e São João Batista. O profeta viu de longe e anunciou a chegada do Salvador. Com ele se aprende a sonhar alto! "Sim! As velhas angústias terminaram, desapareceram de minha vista. Sim! Vou criar novo céu e nova terra! As coisas antigas nunca mais serão lembradas, jamais voltarão ao pensamento. Mas haverá alegria e festa permanentes, coisas que vou criar, pois farei de Jerusalém uma festa, do meu povo, uma alegria. Eu farei festa por Jerusalém, terei alegria no meu povo. Ali não mais se ouvirá o soluçar do choro nem o suspirar dos gemidos. Não haverá ali crianças que só vivam alguns dias, nem adultos que não completem os seus dias, pois será ainda jovem quem morrer com cem anos. Não alcançar os cem anos será maldição. Quem fizer casas, nelas vai morar, quem plantar vinhedos, dos seus frutos vai comer. Ninguém construirá para outro morar, ninguém plantará para outro comer. A vida do meu povo será longa como a das árvores, meus escolhidos vão gozar do fruto do seu trabalho. Ninguém trabalhará sem proveito, ninguém vai gerar filhos para morrerem antes do tempo, porque esta é a geração dos abençoados do Senhor, ela e seus descendentes. E, então, antes que me chamem, já estou respondendo, ao começarem a falar, já estou atendendo. Lobo e cordeiro pastarão juntos, o leão comerá capim junto com o boi... Ninguém fará o mal, ninguém pensará em prejudicar na minha santa montanha" (Is 65, 17-25). "O Senhor vem!"
João Batista, por sua vez, anunciou a proximidade do Reino de Deus e pregou a conversão dos corações, para preencher vales e abaixar os montes. Indicou estradas até para os desertos da vida, veredas que se abrem para o encontro com o Salvador.

Na última semana antes do Natal, aí sim, é que voltaremos os olhos para o nascimento de Jesus Cristo em Belém de Judá. É o tempo do presépio, tempo de fazer festa para o Aniversariante, que é Jesus. Com Maria, José, pastores e magos, meditaremos de novo a cena sempre nova do Deus feito homem para a nossa salvação, nascido num estábulo e reclinado numa manjedoura. “O Senhor veio!”
O tempo do Advento não é em primeiro lugar uma preparação para o Natal, já que a Igreja só reserva a última semana para isso. Advento é tempo de conhecimento de Deus que está sempre se dirigindo a nós, homens e mulheres de cada tempo. Batendo à porta dos corações, quer encontrar uma reposta de amor. É o dinamismo da fé cristã, que vai ao encontro do Senhor que vem. A madrinha que a Igreja oferece para a última etapa do Advento é a Virgem Maria. O grande Papa Paulo VI considerava o Advento o tempo mais adequado para o cultivo da devoção mariana.

Conduzidos por tais testemunhas, a Santíssima Virgem Maria, João Batista e Isaías, deixemo-nos tocar pela graça de Deus. É hora de arrumar a casa de nossa vida, para receber carinhosamente a visita de Nosso Senhor Jesus Cristo. Certamente, são muitas as coisas que ocupam nossos corações. Desfazer-se do supérfluo, olhar ao redor para a prática da caridade, escutar mais e melhor a Palavra de Deus. Tempo de graça, pois o Senhor, virá, vem e veio, Nosso Salvador, Jesus Cristo! Maranathá! Vem, Senhor!




Texto: Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA/Site Canção Nova

5º Encontro: Como estamos nos preparando para o novo tempo


       

 No 5º Encontro do nosso Grupo Unidos pela Fé, foi realizado na casa da Roberta, que nos recebeu com muito carinho. Fomos também presenteados com a imagem de Santa Terezinha do Menino Jesus, por Malu, mãe de Roberta. Depois fomos ler e refletir o Evangelho que foi o de Lucas:21. 5-11. Como se sabe estamos na última semana desse Ano Litúrgico de 2010 da nossa Igreja Católica, às portas do Tempo do Advento, quando iremos nos preparar para o Natal do Senhor e também para a sua segunda vinda. Nesse Evangelho Jesus nos traz uma profecia sobre o fim dos tempos.
        O povo cristão passou por uma fase de grande tribulação nos primeiros anos do cristianismo. Muitos foram martirizados por causa de Jesus. E a Igreja só sobreviveu por causa da coragem dessas pessoas, que resistiram e mantiveram a fé, apesar de todas as adversidades. E como Jesus disse... não foi o fim, ainda.
        Estamos aguardando a segunda vinda de Jesus, e essa, de fato, será definitiva. Ele diz que deverão acontecer guerras, países irão guerrear entre si, e em meio a tantas tribulações irão aparecer pessoas dizendo que Jesus está aqui ou ali. Não deveremos segui-los. Só precisamos nos manter fiéis ao que Ele já nos ensinou, e deixarmos que o Espírito Santo nos conduza.
       Quer saber o tamanho da sua fé? Veja o quanto você consegue suportar essas tribulações se mantendo firme no propósito de seguir os ensinamentos de Jesus. Quanto mais você se manter fiel, maior a sua fé. Fé, portanto, não é dom de Deus... é uma decisão pessoal. Na última palestra de Padre Léo, ele disse: "Eu já tinha pena de gente feia, agora eu tenho pena mesmo é de gente que não tem fé... Esse pode ter todos os bens materiais, mas não tem NADA. E aquele que tem a FÉ, pode não ter nenhum bem material... pode perder até a saúde, mas tem TUDO!" E essas foram palavras de um verdadeiro santo, de alma jovem, que estava em fase terminal de câncer e se manteve fiel até o fim. Ele perdeu todos os cabelos da cabeça... mas Deus guardou um por um, para devolvê-los lá no céu... Pense nisso!!!!


Abração e até o nosso próximo emcontro....
Texto adaptado: reflexões bíblicas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Blog Unidos pela Fé é notícia no site do Cursilho Formiguense

Próximo Encontro

 Olá, amigos decolores!

Então, pessoal!

Próximo encontro será na casa da Roberta, 23/11, terça-feira, a partir das 20h00, na rua Pedro Bambirra, 87, Centro.

A gente se vê....

Assembleia Diocesana



ASSEMBLEIA DIOCESANA ELETIVA – 2010

DIA: 27 DE NOVEMBRO DE 2010 – 7,30 HORAS
LOCAL: CASA DE PASTORAL SÃO PAULO APÓSTOLO – FORMIGA-MG

OBJETIVOS:
·       AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ANO 2010.
·       ELEIÇÃO DOS COORDENADORES 2011/2013
·       CONFRATERNIZAÇÃO DOS SETORES

P  A  U  T   A
HORÁRIO
ATIVIDADE
RESPONSÁVEL
7,30 horas
Chegada-crachás  lista de presença
Distribuição de Pastas
Sineteiro
Setor de Lagoa da Prata
Setor de Bambui
Setor de Moema

8:00 horas
Espiritualidade - Celebração da Eucaristia

Liturgia
Pe. José Luís 

Santo Antonio do Monte

8,50 horas

Café/120 mensagens

Setor de Pains
9:10 horas
Boas Vindas e Avisos
Ficha de identificação
Gláucia
9,20 horas
VER-2010 De onde estamos partindo
Conclusão do VER
José Batista
10:20 horas



JULGAR – Definindo o rumo
Proposta de Ação visando o “Relançamento do MCC no Brasil.-GED-LUZ”
Lagoa da Prata/
Juliano-Marlene
11:20 horas
Apresentação da caminhada jovem e
Momento Mariano
Andréia/Juliana e equipe

12:00 horas


12,50 horas

Almoço
Sobremesa
Apresentação cozinha
Higiene - banheiro

Setor de Formiga
Setor de Córrego Fundo
Setor de Bom Despacho

13,00 horas
_______________
13,15 horas
Tesouraria – Apresentação do Balancete anual
________________________________________
Agradecimento aos Coordenadores 2010
Mariza
________________________
Gláucia


13:45 horas: 
PROCESSO ELETIVO

·       CONVOCAÇÃO DE 3 MESÁRIOS
·       LEITURA DO REGIMENTO INTERNO – CAPÍTULO “ELEIÇÕES”
·       ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS
·       COMPOSIÇÃO DAS CHAPAS (10 MINUTOS)
·       APRESENTAÇÃO DAS CHAPAS
·       JUSTIFICATIVA DOS CANDIDATOS (5 MINUTOS)
·       VOTAÇÃO
·       APURAÇÃO
·       ACLAMAÇÃO E POSSE DO NOVO COORDENADOR


CONTINUAÇÃO...

14,30 HORAS
Palavra da nova coordenação
Apresentação dos novos coordenadores

15,00  HORAS
Formação do Calendário 2011


15:40 horas
AGIR - Desafios  e propostas para 2011
CONFORME ASSEMBLEIA REGIONAL
Lílian/Kárita
16,40 horas
Envio
Setor de Lagoa da Prata
17:00horas
Lanche
Setor de Formiga




______________________________              ________________________________
Gláucia  Júlio Silveira Silva                                                   Rosaly Rabelo Melo
COORDENADORA                                                       VICE-COORDENADORA

“Bendito seja o nome do Senhor,
agora e para sempre” (Sl.112