segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Carta aos Jovens



"Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema,
ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar,
mas que se “lascam” na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar
e que saibam namorar na pureza e castidade,
ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos,
Santos do século XXI
com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres
e as necessárias mudanças socias.
Precisamos de Santos que vivam no mundo
se santifiquem no mundo,
que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola
e comam hot dog, que usem jeans,
que sejam internautas, que escutem disK man.
Precisamos de Santos que amem a Eucaristia
e que não tenham vergonha de tomar um refri
ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema,
de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis,
abertos, normais, amigos, alegres,
companheiros.
” Precisamos de Santos que estejam no mundo;
e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo
mas que não sejam mundanos”

João Paulo II

SEJAMOS SANTOS!!!

domingo, 28 de novembro de 2010

Tempo de Esperança - O primeiro olhar do tempo do Advento

A Igreja acompanha os mistérios de Jesus Cristo durante os diversos ciclos da Liturgia. Com o primeiro domingo do Advento inicia-se um novo ano litúrgico. Não se trata de girar continuamente em torno de um eixo, mas de reencontrar a presença de Deus em etapas novas de nossa vida, nas quais a morte e a ressurreição de Cristo, o núcleo de nossa fé, iluminam a compreensão dos desafios de cada hora presente.
O primeiro olhar do tempo do Advento descortina o horizonte de sua volta do fim dos tempos. Olhamos para a definitiva manifestação do Cristo, quando vier em Sua glória, e clamamos com a Igreja “Vem, Senhor Jesus”. Verdadeiramente, o Senhor voltará e seremos julgados pelo amor, como Ele mesmo indicou no sermão escatológico do Evangelho de São Mateus. “O Senhor virá!”
Na conjugação do verbo da esperança, diremos depois que o Senhor vem. De fato, as duas semanas centrais do Advento abrirão nossos corações para a experiência da presença de Cristo em nossa história. Presente no próximo, especialmente nos mais pobres, presente na Comunidade, em sua Palavra e na Eucaristia. E Ele nos espera ainda no silêncio orante de nosso coração.
Para acompanhar-nos, a Igreja oferece dois "padrinhos" de Advento, o profeta Isaías e São João Batista. O profeta viu de longe e anunciou a chegada do Salvador. Com ele se aprende a sonhar alto! "Sim! As velhas angústias terminaram, desapareceram de minha vista. Sim! Vou criar novo céu e nova terra! As coisas antigas nunca mais serão lembradas, jamais voltarão ao pensamento. Mas haverá alegria e festa permanentes, coisas que vou criar, pois farei de Jerusalém uma festa, do meu povo, uma alegria. Eu farei festa por Jerusalém, terei alegria no meu povo. Ali não mais se ouvirá o soluçar do choro nem o suspirar dos gemidos. Não haverá ali crianças que só vivam alguns dias, nem adultos que não completem os seus dias, pois será ainda jovem quem morrer com cem anos. Não alcançar os cem anos será maldição. Quem fizer casas, nelas vai morar, quem plantar vinhedos, dos seus frutos vai comer. Ninguém construirá para outro morar, ninguém plantará para outro comer. A vida do meu povo será longa como a das árvores, meus escolhidos vão gozar do fruto do seu trabalho. Ninguém trabalhará sem proveito, ninguém vai gerar filhos para morrerem antes do tempo, porque esta é a geração dos abençoados do Senhor, ela e seus descendentes. E, então, antes que me chamem, já estou respondendo, ao começarem a falar, já estou atendendo. Lobo e cordeiro pastarão juntos, o leão comerá capim junto com o boi... Ninguém fará o mal, ninguém pensará em prejudicar na minha santa montanha" (Is 65, 17-25). "O Senhor vem!"
João Batista, por sua vez, anunciou a proximidade do Reino de Deus e pregou a conversão dos corações, para preencher vales e abaixar os montes. Indicou estradas até para os desertos da vida, veredas que se abrem para o encontro com o Salvador.

Na última semana antes do Natal, aí sim, é que voltaremos os olhos para o nascimento de Jesus Cristo em Belém de Judá. É o tempo do presépio, tempo de fazer festa para o Aniversariante, que é Jesus. Com Maria, José, pastores e magos, meditaremos de novo a cena sempre nova do Deus feito homem para a nossa salvação, nascido num estábulo e reclinado numa manjedoura. “O Senhor veio!”
O tempo do Advento não é em primeiro lugar uma preparação para o Natal, já que a Igreja só reserva a última semana para isso. Advento é tempo de conhecimento de Deus que está sempre se dirigindo a nós, homens e mulheres de cada tempo. Batendo à porta dos corações, quer encontrar uma reposta de amor. É o dinamismo da fé cristã, que vai ao encontro do Senhor que vem. A madrinha que a Igreja oferece para a última etapa do Advento é a Virgem Maria. O grande Papa Paulo VI considerava o Advento o tempo mais adequado para o cultivo da devoção mariana.

Conduzidos por tais testemunhas, a Santíssima Virgem Maria, João Batista e Isaías, deixemo-nos tocar pela graça de Deus. É hora de arrumar a casa de nossa vida, para receber carinhosamente a visita de Nosso Senhor Jesus Cristo. Certamente, são muitas as coisas que ocupam nossos corações. Desfazer-se do supérfluo, olhar ao redor para a prática da caridade, escutar mais e melhor a Palavra de Deus. Tempo de graça, pois o Senhor, virá, vem e veio, Nosso Salvador, Jesus Cristo! Maranathá! Vem, Senhor!




Texto: Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA/Site Canção Nova

5º Encontro: Como estamos nos preparando para o novo tempo


       

 No 5º Encontro do nosso Grupo Unidos pela Fé, foi realizado na casa da Roberta, que nos recebeu com muito carinho. Fomos também presenteados com a imagem de Santa Terezinha do Menino Jesus, por Malu, mãe de Roberta. Depois fomos ler e refletir o Evangelho que foi o de Lucas:21. 5-11. Como se sabe estamos na última semana desse Ano Litúrgico de 2010 da nossa Igreja Católica, às portas do Tempo do Advento, quando iremos nos preparar para o Natal do Senhor e também para a sua segunda vinda. Nesse Evangelho Jesus nos traz uma profecia sobre o fim dos tempos.
        O povo cristão passou por uma fase de grande tribulação nos primeiros anos do cristianismo. Muitos foram martirizados por causa de Jesus. E a Igreja só sobreviveu por causa da coragem dessas pessoas, que resistiram e mantiveram a fé, apesar de todas as adversidades. E como Jesus disse... não foi o fim, ainda.
        Estamos aguardando a segunda vinda de Jesus, e essa, de fato, será definitiva. Ele diz que deverão acontecer guerras, países irão guerrear entre si, e em meio a tantas tribulações irão aparecer pessoas dizendo que Jesus está aqui ou ali. Não deveremos segui-los. Só precisamos nos manter fiéis ao que Ele já nos ensinou, e deixarmos que o Espírito Santo nos conduza.
       Quer saber o tamanho da sua fé? Veja o quanto você consegue suportar essas tribulações se mantendo firme no propósito de seguir os ensinamentos de Jesus. Quanto mais você se manter fiel, maior a sua fé. Fé, portanto, não é dom de Deus... é uma decisão pessoal. Na última palestra de Padre Léo, ele disse: "Eu já tinha pena de gente feia, agora eu tenho pena mesmo é de gente que não tem fé... Esse pode ter todos os bens materiais, mas não tem NADA. E aquele que tem a FÉ, pode não ter nenhum bem material... pode perder até a saúde, mas tem TUDO!" E essas foram palavras de um verdadeiro santo, de alma jovem, que estava em fase terminal de câncer e se manteve fiel até o fim. Ele perdeu todos os cabelos da cabeça... mas Deus guardou um por um, para devolvê-los lá no céu... Pense nisso!!!!


Abração e até o nosso próximo emcontro....
Texto adaptado: reflexões bíblicas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Blog Unidos pela Fé é notícia no site do Cursilho Formiguense

Próximo Encontro

 Olá, amigos decolores!

Então, pessoal!

Próximo encontro será na casa da Roberta, 23/11, terça-feira, a partir das 20h00, na rua Pedro Bambirra, 87, Centro.

A gente se vê....

Assembleia Diocesana



ASSEMBLEIA DIOCESANA ELETIVA – 2010

DIA: 27 DE NOVEMBRO DE 2010 – 7,30 HORAS
LOCAL: CASA DE PASTORAL SÃO PAULO APÓSTOLO – FORMIGA-MG

OBJETIVOS:
·       AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ANO 2010.
·       ELEIÇÃO DOS COORDENADORES 2011/2013
·       CONFRATERNIZAÇÃO DOS SETORES

P  A  U  T   A
HORÁRIO
ATIVIDADE
RESPONSÁVEL
7,30 horas
Chegada-crachás  lista de presença
Distribuição de Pastas
Sineteiro
Setor de Lagoa da Prata
Setor de Bambui
Setor de Moema

8:00 horas
Espiritualidade - Celebração da Eucaristia

Liturgia
Pe. José Luís 

Santo Antonio do Monte

8,50 horas

Café/120 mensagens

Setor de Pains
9:10 horas
Boas Vindas e Avisos
Ficha de identificação
Gláucia
9,20 horas
VER-2010 De onde estamos partindo
Conclusão do VER
José Batista
10:20 horas



JULGAR – Definindo o rumo
Proposta de Ação visando o “Relançamento do MCC no Brasil.-GED-LUZ”
Lagoa da Prata/
Juliano-Marlene
11:20 horas
Apresentação da caminhada jovem e
Momento Mariano
Andréia/Juliana e equipe

12:00 horas


12,50 horas

Almoço
Sobremesa
Apresentação cozinha
Higiene - banheiro

Setor de Formiga
Setor de Córrego Fundo
Setor de Bom Despacho

13,00 horas
_______________
13,15 horas
Tesouraria – Apresentação do Balancete anual
________________________________________
Agradecimento aos Coordenadores 2010
Mariza
________________________
Gláucia


13:45 horas: 
PROCESSO ELETIVO

·       CONVOCAÇÃO DE 3 MESÁRIOS
·       LEITURA DO REGIMENTO INTERNO – CAPÍTULO “ELEIÇÕES”
·       ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS
·       COMPOSIÇÃO DAS CHAPAS (10 MINUTOS)
·       APRESENTAÇÃO DAS CHAPAS
·       JUSTIFICATIVA DOS CANDIDATOS (5 MINUTOS)
·       VOTAÇÃO
·       APURAÇÃO
·       ACLAMAÇÃO E POSSE DO NOVO COORDENADOR


CONTINUAÇÃO...

14,30 HORAS
Palavra da nova coordenação
Apresentação dos novos coordenadores

15,00  HORAS
Formação do Calendário 2011


15:40 horas
AGIR - Desafios  e propostas para 2011
CONFORME ASSEMBLEIA REGIONAL
Lílian/Kárita
16,40 horas
Envio
Setor de Lagoa da Prata
17:00horas
Lanche
Setor de Formiga




______________________________              ________________________________
Gláucia  Júlio Silveira Silva                                                   Rosaly Rabelo Melo
COORDENADORA                                                       VICE-COORDENADORA

“Bendito seja o nome do Senhor,
agora e para sempre” (Sl.112

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Santos de Calça Jeans” Aceite este desafio!



Adriano Gonçalves, membro da Comunidade Canção Nova, escreveu um livro falando sobre o desafio de ser “Santo de Calça Jeans”.
E a WebTVCN fez alguns vídeos de bate papo sobre alguns temas do livro com pessoas bem especiais.





WebTVCN

Ser santo sem deixar de ser jovem

Se você ainda continua com a ideia de que os santos eram pessoas tímidas, de fala mansa, que de tanto se curvarem ficaram corcundas, que andavam sempre com hábitos, batinas os véus, que não curtiam a vida e fugiam de todas as coisas deste “mundo”. Esse pensamento mudará após conhecer o beato Pier Giorgio Frassati.

Eu também pensava assim. Olhava para os santos, gostava da ideia, mas me sentia muito longe deles. Achava tudo muito difícil, algo realmente distante da minha realidade. Santos como São Francisco, Santa Rita, São Padre Pio... me chamavam a atenção, mas não me sentia capaz de tantas penitências e tantas renúncias. E, assim, só ficava na intercessão.

Em 2008, tive o grande privilégio de realizar um sonho: participar da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em Sydney, na Austrália. O mais marcante nessa visita foi encontrar o corpo do beato Pier Giorgio. Havia fotos dele e banners que contavam a história de sua vida espalhados por toda a igreja. E cada banner que eu via crescia em mim a vontade de ser santo. Era como se meu coração pulsasse assim: “É possível”. As fotos mostram-no com a galera, na faculdade, acampando, praticando alpinismo. Todas elas apresentavam uma frase de sua autoria, e cada frase revelava seu firme propósito de ser santo sem deixar de ser jovem.

Depois de andar pelo corredor central da catedral e ficar mexido com tudo o que via, segui por um corredor e deparei com uma urna, na qual estava escrito: "The body of blessed Pier Giorgio Frassati". Meu inglês não foi o suficiente para traduzir o que minha alma lia naquele corpo santo que estava à minha frente. Tive forças apenas para me ajoelhar e fazer um único pedido: "Que eu seja santo como você". Em mim vibrava a possibilidade de ser santo do meu jeito, com meus gostos e estilos. Aquela era a prova concreta de que a santidade é possível; a prova de que Deus não tira nada, mas dá tudo. Tive ali um encontro com Deus e com Sua santidade por meio de Pier Giorgio Frassati.

Pier Giorgio me fez entender que posso ser santo do meu jeito, se, em cada ação minha, mostrar que sou de Deus. Isso mudou a imagem que eu tinha dos santos e comecei a vê-los com outros olhos. Hoje entendo que Deus me chama para uma santidade cotidiana. Santidade feita do ordinário que, cheio do poder de Deus, torna-se extraordinário.

Convido-o para fazer também uma experiência com o beato Pier Giorgio. Peça a Deus a graça da santidade feita no seu tempo, no seu espaço. Peça a Deus a santidade do dia a dia.

Texto: Tema extraído do livro:  " Santos de calça jeans" - Adriano Gonçalves

O nosso auxílio vem do Espírito Santo

181110


Precisamos buscar o auxílio no Espírito Santo para suportar as prisões e os sofrimentos que nos aguardam. Muitas vezes, somos escravos da concupiscência, de nossos afetos desordenados, do querer possuir sempre mais, tornando-nos até escravos da vaidade, do egoísmo e demais sentimentos maléficos.
O Senhor abre nossos olhos para percebermos que a única força a nos dominar deve provir da ação do Espírito Santo. Deus nos ensina a não pararmos nas cadeias e nos sofrimentos deste mundo; a sermos produtivos e perseverantes na construção de Seu Reino também nas dificuldades.
Precisamos viver o tempo que nos foi concedido de forma plena; o tempo, que se chama hoje, seja ele de alegria ou de tribulação, tendo a graça do Divino Espírito Santo como suporte para as nossas ações.
Abramos o coração com confiança para que a sabedoria de Deus Pai nos alcance e nos ensine o caminho a seguir. Há um tempo para cada coisa debaixo do céu como nos ensinam as Sagradas Escrituras, e em tudo e em todo o tempo, o que deve dirigir a nossa vontade é a força do Espírito Santo, de forma a vivermos – por meio da oração e da vivência dos sacramentos – a prática das virtudes e das boas ações ao próximo.
Por essa razão, não perca tempo, fale com o Senhor sobre tudo que está em seu interior e acredite que tudo, no tempo certo, será resolvido de acordo com os desígnios do Altíssimo.

Texto: Luzia Santiago - Canção Nova

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

4º Encontro: Deixa Jesus entrar em seu coração


                                 Encontro na casa do Leandro -  Lê

Nesta reunião, na casa do nosso amigo Leandro, Lê, a palavra foi do Evangelho de Lucas,19, 1-10, Jesus e Zaqueu.
Esta passagem ressalta quando Zaqueu reconhece seus pecados e não os nega, ele confessa seus erros e se compromete em repará-los junto a comunidade, ele não diz que vai devolver os valores dos impostos ou pedir demissão de seu emprego, ele diz que vai devolver quatro vezes os valores por ele roubado e dará aos pobres metade de tudo que possui.Zaqueu está pronto quando, após cometer muitos e muitos erros, se da conta de sua situação como humano, seus olhos lhe são abertos e ele se purifica quando enxerga os entraves que o cercavam e se humaniza. Humanizando assim também os da sua casa, ou sua comunidade. Zaqueu se transforma em um novo homem.
Para encontrarmos Jesus é necessário se libertar de falsos modelos, é necessário amadurecer e conhecer no mais profundo sentido das palavras: amor, liberdade, compromisso e justiça. Quanto mais entendermos a Deus, maior será a nossa cobrança e mais humanos seremos. Melhores cidadãos, melhores pais, melhores políticos, melhores professores, melhores cientistas, melhores médicos, melhores sacerdotes e assim por diante, se todos fizerem a sua parte não ha como não termos uma sociedade melhor.
 Então, essa é a mensagem deste encontro, devemos estar com o coração aberto para que Deus, nosso Pai, possa agir e assim sermos como Zaqueu, um novo homem, uma nova mulher. Devemos deixar nosso coração aberto para Deus agir.

Abração, a todos os nossos amigos decolores!!

Deus os abençõe!!


Texto adaptado: Reflexões com Pe. Bantu

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Hoje é dia de reunião


 Olá, amigos decolores!

Então, pessoal, hoje é dia de nos encontrarmos.
A reunião será na casa do Leandro, o Lê, a partir das 20h00, na rua Judith Ester da Costa, 261, Quartéis.

A gente se vê....

Abração!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Perdoar não dói



 Há coisas que doem infinitamente mais do que o ato de dar o perdão. Perdoar é diferente de dar o perdão.

Reconciliar é muito mais que estender a mão, e muito mais que ser bom. Está no limiar da santidade, passando pela simplicidade da vida humana, com todas agruras que nós mesmos nos impomos. Coração livre para continuar a caminhada: objetivo maior de quem manifesta o desejo de reconciliação.
Na mesma linha, mas com um significado diferente, está o ato de perdoar. O ato de perdoar parte de um desejo quase  inerente ao cristianismo. Não há compatibilidade entre cristianismo e falta de perdão, então perdoar é uma comunhão do cristão com sua visão libertadora, adquirida na constituição e implantação do Reino de Deus, instaurado por Cristo.
Por essa mesma estrada asfaltada andamos com nossos veículos, na pista dupla seguem o ato de perdoar e o ato de dar o perdão. Os dois são muito importantes, mas, para que o coração fique livre de verdade, temos que exercer o DAR o perdão.
Quando damos algo, nós temos a consciência de que não queremos nada em troca, queremos apenas presentear, ajudar, colaborar, enriquecer ou, até mesmo, satisfazer com esse gesto. Satisfação para nós e para o outro, afinal, nos sentimos bem quando vemos o outro feliz e, diante de insistentes pedidos de Jesus, temos a obrigação de enxergar algo bem melhor no outro do que em nós mesmos.
Ao perdoar simplesmente, para ficarmos “livres da situação” ou, até mesmo, para ficarmos “livres do outro”, estamos sendo meramente cumpridores de preceitos. O próprio Jesus rasgou todos os preceitos para agregar valor ao Antigo Testamente e não suplantá-lo: fez mais, fez a diferença. Ser cristão não é cumprir preceitos, é dar mais de nós mesmos.
Não dói perdoar, disso estou certo. Não dói disponibilizar e ter consciência de que estamos no caminho do plural, da diferença.
Não perdoe, DÊ o perdão. Parece a mesma coisa, mas não é. Ninguém empresta perdão.
Coração livre é sinônimo de doação. Já viu alguma foto de Madre Tereza de Calcutá carrancuda? Impossível. Ela (em vida) deveria assinar esse artigo e não eu.

Texto: Pe. José Luis dos Santos

3º Encontro - Fé e Perdão

                    Todo final de reunião tem fotos para marcar o encontro entre amigos

O 3º Encontro foi realizado, no dia 09 de novembro, na casa do Mateus que  acolheu nos com muito carinho. Mateus preparou para o encontro o Evangelho Lucas – 17- 1 a 6, do qual fala  sobre perdão e  fé. Como é preciso perdoar. Mas como é difícil perdoar. È preciso constantemente termos atitudes de perdão, em casa, no trabalho, com amigos e nos grupos e movimentos religiosos. Com essa palavra lembramos que o 4º dia do cursilho também envolve o perdão, ou seja, devemos perdoar todos os dias, uma decisão da vontade e não um desejo das emoções. Não devemos provocar os “escândalos” e devemos perdoar quem nos faz sofrer com os “escândalos”. Será que estamos vivendo a palavra de Cristo? Para viver o perdão é preciso FÈ. A Fé: com ela aprendemos a não desprezar as lições da vida.
Depois de toda reflexão. Voltamos-nos para a escolha do nome do núcleo que foi batizado “Unidos pela Fé”, que terá como padroeira Santa Terezinha do Menino Jesus e o vice São Geraldo. Também foram nomeados os membros que irão coordenar todos os trabalhos realizados pelo grupo.
 Núcleo : Unidos pela Fé
Coordenador (a): Roberta Júlia
Vice- coordenadores: Saulo Favarini e Fernando Vaz
Secretárias: Andrea Fátima, Renata Lopes, Kátia Vieira
Espiritualidade: Membro que nos recebe
Ação Social: Bernadete Seixas, Alice Adão, Janaina Arantes, Michele Leal, Talita Meneses
Animação: Leandro, Adriane, Thiago Nunes, Fernando Vaz, Saulo Almeida, Janaína Arantes e João Paulo.
Tesoureiro: Thiago Nunes
É isso aí pessoal, temos agora mais do que nunca estarmos mesmo UNIDOS PELA FÉ e  sempre perseverantes...... 
 Mais fotos no Álbum - Amigos pela Fé

Ultreia 2010: 40 anos de MCC – Diocese de Luz/MG

                                             Ultreya Diocesana 2010 - Formiga/MG

No dia 07 de novembro, no ginásio do Vicentão, foi realizada mais uma edição da Ultreia Diocesa de Luz/MG. Neste ano de 2010, o Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil, Diocese de Luz/MG está completando 40 anos de caminhada. E para celebrar a data, nada melhor que reunir todas as cidades (Arcos, Bom Despacho, Bambui, Córrego Fundo, Formiga, Moema, Lagoa da Prata, Samonte e Pains) para comemorar esta grande festa.


O nosso grupo, Unidos pela Fé, também pode presenciar e participar pela primeira vez da Ultreia Diocesana 2010. Muitos de nossos jovens estiveram envolvidos na programação dessa festa. Muitos membros do núcleo Unidos pela Fé, puderam colaborar com os preparativos da festa, como a ornamentação, a recepção e até o teatro. Mais uma vez os jovens cursilhistas da cidade de Formiga, em especial os novos cursilhistas – núcleo “Unidos pela Fé” puderam compartilhar e vivenciar momentos de oração e partilha.

 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ultreia Diocesana 2010.

PROGRAMAÇÃO


13:00 horas - chegada das delegações.  
14:00 horas - Abertura  
-Momento de Adoração  
-Momento Mariano  
-Mensasagem do Bispo da Diocese de Luz Dom Antônio Carlos Félix:  
Tema: "O movimento de cursilho dentro o Plano Diocesano de Evangelização".  
Apresentação do Setores  
Momentos - Diretor Espiritual  
-Coordenação do Ged  
16:30 horas: Celebração da Santa Missa.  
17:30 horas : Lanche.

Um texto jovial!

O que é o amor e onde vai dar
 
Ontem ouvi um jovem casal sentado a beira de um portão enquanto eu e minha esposa passávamos na calçada e o namorado disse : Vamos juntar dinheiro pra começarmos cotar preços de um lote para construirmos. Aquilo me tocou de maneira peculiar. Não sei nas minúcias o que se passava, qual o momento que se eternizara naquele momento. Simplesmente ouvi, e vi ao passar, os olhos daquele jovem rapaz cheios de esperança e de sonhos em doar-se àquela jovem.  
O mundo e até eu mesmo pondero sobre a questão da inconseqüência dos jovens e adolescentes. A quantidade e qualidade das informações que eles recebem e principalmente a curiosidade burra em conhecerem algozes cotidianos que marcam negativamente a vida de cada um deles. Sempre acreditei na capacidade do amor em nossas vidas. Acredito que aquele jovem rapaz, independente da sua profissão conseguirá comprar o lote sem muitos problemas. Da mesma maneira que sei do amor que cura filhos doentes, viciados, perdidos entre maus amigos. Quisera eu entender de fio a pavio todas palavras incutidas dentro dessa palavra amor. Naquela frase dita pelo jovem rapaz vi duas palavras explicitas que ao soar em meus ouvidos já tive a certeza de que a compra irá acontecer. As duas palavras foram carinho e cobrança. Carinho por sonhar um sonho junto, por vivenciar nos olhos a luz de um futuro próspero, acolhedor. A cobrança existe no vamos juntar dinheiro eu e você, dependendo um do outro mas buscando resultado juntos no suor, no negar a si mesmo nas suas vontades, abster-se do fútil capitalismo.  
Interessante como no amor há cobrança, há respeito até no cobrar. Talvez nesta cobrança amorosa e nesse respeito amoroso alguns problemas da nossa juventude seriam superados e viveríamos numa sociedade mais humana e fraterna. Sem tanta violência, sem a maximilização índices de viciados em bebidas, cigarros, drogas e sexo, sem o aumento da discrepância da distribuição de renda neste país, sem violência no transito e nas ruas. O amor educa, edifica, procura sempre o bem em qualquer situação. Diz o meu sábio pai e minha sábia mãe : Faz-se filhos na cama e se educa na mesa e o principio disso tudo o amado e a amante faz amor, não faz sexo. Peço a Deus pelo jovem casal, e que eles descubram na transparência dos olhos da alma a reconhecer-se no outro e a partir daí buscarem sempre no amor a solução das crises que parecem grandes no mundo, mas pequena diante do supremo sentimento : O Amor!

Texto: Jatanael Alves

Próximo Encontro

Amigos, decolores!!

Nossa próxima reunião, será no dia 09/11/2010, (terça-feira), às 20h00, na casa do Mateus Bueno.
 
Anota ai o endereço: Rua Dr. Teixeira Soares, 975, Engenho de Serra.
Próximo à igreja São Geraldo
 
Conto com a presença de todos
Abraços;

Mateus Bueno Ferreira

Nos encontramos lá!!!

2º Encontro - Buscai as coisas do alto


                            2º Encontro do cursilho - Casa da Andréa
Olá, pessoal!!

A reunião de quarta-feira, 03 de novembro, foi  na casa da Andréa. O nosso encontro foi uma benção. Começamos como de costume com a oração do Espírito Santo, em seguida fizemos a meditação do Evangelho de São Lucas: 14, 25-33;.

Logo após, assistimos um vídeo ministrado pelo saudoso Pe. Léo, da comunidade Canção Nova e comunidade de Betânia. Uma palestra que foi realizada no ano de 2006, no evento Hosana Brasil. Neste acampamento Pe. Léo, ressalta o tema; " Buscai as coisas do Alto", no vídeo, o sacerdote comenta sobre os ùltimos dias de vida ( digo último, por que essa palestra foi a última vez que ele apareceu e falou para o público, vindo a falecer um mês depois), sua doença,o Câncer. Através de seu testemunho, Pe. Léo, fala a multidão como devemos estar a todo momento da nossa vida voltados para Deus. Ele agradece a Deus pela doença e afirma que com a sua enfermidade foi possível estar cada vez mais junto do Pai". Foi um momento de reflexão e de entrega dentro do grupo. Um encontro inesquecível para muitos que estiveram presentes.

Depois do belo ensinamento que todos puderam presenciar. Foi a hora da dinâmica, Andréa, preparou com muito carinho e entusiasmo uma brincadeira da qual nos trouxe uma mensagem de carinho e mais uma vez fez com que todos se conhecessem melhor.

E para encerrar nosso momento, rezamos, cada um colocou seu pedido e é claro, rezamos por todos os nossos amigos decolores que estão em falta.

Então, amigos decolores, ta aqui registrado nosso momento de partilha, oração e amor a Deus e ao próximo.
Ver fotos no àlbum de fotos - Amigos pela fé