quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Um texto jovial!

O que é o amor e onde vai dar
 
Ontem ouvi um jovem casal sentado a beira de um portão enquanto eu e minha esposa passávamos na calçada e o namorado disse : Vamos juntar dinheiro pra começarmos cotar preços de um lote para construirmos. Aquilo me tocou de maneira peculiar. Não sei nas minúcias o que se passava, qual o momento que se eternizara naquele momento. Simplesmente ouvi, e vi ao passar, os olhos daquele jovem rapaz cheios de esperança e de sonhos em doar-se àquela jovem.  
O mundo e até eu mesmo pondero sobre a questão da inconseqüência dos jovens e adolescentes. A quantidade e qualidade das informações que eles recebem e principalmente a curiosidade burra em conhecerem algozes cotidianos que marcam negativamente a vida de cada um deles. Sempre acreditei na capacidade do amor em nossas vidas. Acredito que aquele jovem rapaz, independente da sua profissão conseguirá comprar o lote sem muitos problemas. Da mesma maneira que sei do amor que cura filhos doentes, viciados, perdidos entre maus amigos. Quisera eu entender de fio a pavio todas palavras incutidas dentro dessa palavra amor. Naquela frase dita pelo jovem rapaz vi duas palavras explicitas que ao soar em meus ouvidos já tive a certeza de que a compra irá acontecer. As duas palavras foram carinho e cobrança. Carinho por sonhar um sonho junto, por vivenciar nos olhos a luz de um futuro próspero, acolhedor. A cobrança existe no vamos juntar dinheiro eu e você, dependendo um do outro mas buscando resultado juntos no suor, no negar a si mesmo nas suas vontades, abster-se do fútil capitalismo.  
Interessante como no amor há cobrança, há respeito até no cobrar. Talvez nesta cobrança amorosa e nesse respeito amoroso alguns problemas da nossa juventude seriam superados e viveríamos numa sociedade mais humana e fraterna. Sem tanta violência, sem a maximilização índices de viciados em bebidas, cigarros, drogas e sexo, sem o aumento da discrepância da distribuição de renda neste país, sem violência no transito e nas ruas. O amor educa, edifica, procura sempre o bem em qualquer situação. Diz o meu sábio pai e minha sábia mãe : Faz-se filhos na cama e se educa na mesa e o principio disso tudo o amado e a amante faz amor, não faz sexo. Peço a Deus pelo jovem casal, e que eles descubram na transparência dos olhos da alma a reconhecer-se no outro e a partir daí buscarem sempre no amor a solução das crises que parecem grandes no mundo, mas pequena diante do supremo sentimento : O Amor!

Texto: Jatanael Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário