Senhor Jesus, foi teu grande sonho que fossemos um, como o Pai e Tu e que nossa unidade se consumasse na vossa unidade.
Foi teu grande mandamento, testamento final e bandeira definitiva para teus seguidores, que nós nos amássemos como Tu nos havias amado; e Tu nos amaste como o Pai amava a ti. Essa foi a fonte, a medida e o modelo.
Com os doze, formaste uma família itinerante. Foste com eles sincero e veraz, exigente e compreensivo e, principalmente, muito paciente. Como em uma família, alertaste-os para os perigos, estimulaste-os diante das dificuldades, celebrastes seus êxitos, lavaste-lhes os pés, serviste-os à mesa. Primeiro, deste-nos o exemplo e, depois, deixaste-nos o preceito: amai-vos como eu vos amei.
Na nova família ou fraternidade que hoje formamos em teu nome, acolhemos-te como dom do Pai e te integramos como irmão nosso, Senhor Jesus. Tu serás, portanto, a nossa força aglutinante e a nossa alegria.
Se não estiveres vivo entre nós, essa comunidade virá abaixo como uma construção artificial. Tu te repetes e vive em cada membro e por isso nós nos esforçaremos para respeitar-nos uns aos outros como faríamos contigo. Tua presença nos questionará, quando a unidade e a paz for ameaçada em nosso lar. Pedimos-te, pois, o favor de permaneceres muito vivo em cada um de nossos corações.
Derruba as altas muralhas levantadas dentro de nós pelo egoísmo, o orgulho e a vaidade. Afasta de nossas portas as invejas que obstruem e destroem a unidade. Livra-nos das inibições. Acalma os impulsos agressivos. Purifica as fontes originais. E que cheguemos a sentir como Tu sentias, amar como Tu amavas. Tu serás nosso modelo e nosso guia, ó Senhor Jesus!
Dá-nos a graça do amor fraterno: que uma corrente sensível, quente e profunda corra em nossas relações; que nos compreendamos e nos perdoemos; que nos estimulemos e nos celebremos como filhos de uma mesma mãe; que não haja, em nosso caminho, obstáculos, reticências nem bloqueios, mas que sejamos abertos e leais, sinceros e afetuosos e, assim, cresça a confiança como árvore frondosa que cubra com sombra a todos os irmãos da casa, Senhor Jesus Cristo.
Conseguiremos, assim, um lar cálido e feliz, que se levantará como uma cidade na montanha, como sinal profético de que teu grande sonho se cumpre e de que Tu mesmo, Senhor Jesus, estás vivo entre nós.
Assim seja!
Nenhum comentário:
Postar um comentário